Você sabe como o professor se aposenta?

As novas regras criadas com a reforma da Previdência impactam diretamente os professores.

Antes da Reforma, havia apenas um requisito, o tempo mínimo de contribuição que era de 30 anos para o professor e 25 anos para a professora. Hoje, para que possa se aposentar será necessário ter pelo menos 60 anos de idade (homens) ou 57 anos de idade (mulheres), além de no mínimo 25 anos de contribuição.

O benefício é calculado levando em consideração 100% da média salarial. Na rede particular, o professor tem direito a receber 60% do valor da média e mais dois pontos percentuais (2%) por ano que exceder 15 anos (mulher) ou 20 anos (homem) de contribuição. Na rede federal, homens e mulheres têm direito a receber 60% da média e mais dois pontos percentuais (2%) por ano que exceder 20 anos de contribuição.

Importante destacar que essas regras são aplicadas integralmente apenas para quem começou a contribuir após a reforma da previdência, para aqueles que já estavam contribuindo, existem algumas regras de transição, que são: por pontos; por idade mínima progressiva; e do pedágio 100% e cada uma dessas regras vou tratar nas próximas publicações.

Gustavo Canonico de Carvalho – OAB/PR 96.327

Faça uma análise de seu caso.

Endereço:

Av. Pres. Castelo Branco, 3797 – Zona I,
Umuarama - PR, CEP 87.501-170

Telefone:
Email:

contato@ferriferriadv.com.br

Siga-nos
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: das 09h00 às 17h00