Aposente pagando período atrasado no INSS!

Existem várias regras de aposentadoria, principalmente nos dias de hoje após a reforma da previdência, onde temos várias regras de transição da aposentadoria por tempo de contribuição.

Acontece que é muito comum no Brasil pessoas que passaram longos períodos de sua vida sem pagar sua contribuição ao INSS, fazendo com que ainda estejam distantes de sua tão sonhada aposentadoria.

Mas e então, esse período antigo que a pessoa ficou sem contribuir, pode ser pago tudo agora e ela aposentar?

A resposta é sim, mas depende.

Para que a pessoa tenha direito de pagar essas contribuições em atraso ela deve ter exercido alguma atividade profissional como autônomo ou até mesmo ter uma empresa na época.

Esse período trabalhado precisa ser provado no INSS, vários documentos precisam ser entregues, como por exemplo, quem teve uma empresa, deve entregar o registro na junta comercial, notas fiscais desse período, declaração do imposto de renda do período e demais outros documentos que provam que realmente estava em atividade.

Com isso, é possível reconhecer esse período e pagar ele em atraso. Lembrando que os valores serão acrescidos de juros e multa.

Pode ser que o valor fique muito alto, por isso é importante analisar se vale a pena e em quanto tempo recebendo a aposentadoria esse valor seria recuperado.

O importante é que sim, existe a possibilidade de pagar períodos em atraso e eles serem contabilizados como tempo para sua aposentadoria.

É importante sempre procurar um profissional especializado para analisar seu caso.

Gustavo de Carvalho – OAB/PR 96.327

Faça uma análise de seu caso.

Endereço:

Av. Pres. Castelo Branco, 3797 – Zona I,
Umuarama - PR, CEP 87.501-170

Telefone:
Email:

contato@ferriferriadv.com.br

Siga-nos
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: das 09h00 às 17h00